Equipamento
- Concentre todos seus esforços para ter uma boa bicicleta e, só depois pense em acessórios e equipamentos. O pior erro que se pode cometer é comprar uma bicicleta sem qualidade e tentar melhorá-la aos poucos. Por mais que você queira, não vai funcionar. Não há nada mais ridículo e perigoso que tentar melhorar uma bicicleta sem qualidade com peças e acessórios de alto padrão. É possível contar inúmeras histórias de pessoas que adquiriram bicicletas muito baratas, com valor de R$100,00 por exemplo, e gastaram mais R$600,00 para equipá-la, e ainda ficaram insatisfeitas porque nada funcionava direito.
- Acessório e equipamento de boa qualidade vai acompanhá-lo por toda vida.
Não economize, principalmente nos essenciais. - Acessórios e equipamentos de qualidade são projetados para ser instalados em bicicletas que respeitam padrões mínimos de qualidade. Do contrário, quebram. O que é essencial e o que só serve para incrementar a bicicleta? Essencial é tudo o que diz respeito a sua segurança ou sobrevivência, seja no trânsito, na trilha, na estrada ou em qualquer condição especial.
- Acessórios e equipamentos opcionais são incrementos e depende do gosto ou necessidade pessoal. Há ainda os acessórios e equipamentos que são para uso pessoal do ciclista.
- São acessórios obrigatórios os que têm sua obrigatoriedade estabelecida por Lei: refletores dianteiro, traseiro, de rodas e pedais; campainha e espelho retrovisor.
- Refletores. Os refletores são de extrema importância para sua segurança, portanto devem ter a melhor qualidade possível, tanto o refletor em si quanto seu suporte. Mesmo em bicicletas de competição é possível e recomendável ter área refletiva sem adicionar peso, o que pode ser conseguido através de adesivos especiais. bom refletor reflete! É fácil testá-lo: coloque-o na sombra e olhe. Um refletor brilha com luz própria, forte e uniforme. Instalação: refletores posicionados no sentido da luz dos carros fixados onde não haja sombra de cabos, pneu, ou outra coisa qualquer fixados a uma altura máxima de 80 cm do solo. Refletores de roda fixados no lado oposto ao bico da câmara pedais com refletores na frente e atrás.
Testando os refletores na bicicleta: Coloque a bicicleta, em pé, na vertical, a uma distância de aproximadamente 20 m. do farol baixo de um carro. Gire a bicicleta: de frente para o carro, de trás, de lado. Veja se está tudo certo, sentado no banco do motorista. - Campainha. A campainha é importante para avisar pedestres ou outros ciclistas, mas é necessário ter consciência que seu som curto e agudo é praticamente inaudível para motoristas e motociclistas. Campainha: tipo sino, não elétrica de preferência de acionamento mecânico de múltiplo toque: ding, ding, ding; ou, rrrrrrriiiinnnnnng posicionada próximo ao polegar.
- Espelho retrovisor. O Brasil é um dos únicos países a tornar seu uso obrigatório. Há vários textos na imprensa especializada internacional desaconselhando o uso do espelho retrovisor fixo em bicicletas. As principais razões (baseado em estatísticas e estudos): é muito mais importante para a segurança do ciclista ver o que vem pela frente do que ficar gastando tempo com o que vem por trás; e a vibração da bicicleta causa grande imprecisão na imagem do espelho. Obrigatório ou não, acessório ou equipamento não podem piorar as condições de segurança do ciclista ou prejudicar o funcionamento da bicicleta. Colisão por trás do ciclista é raro. Bem menos que 1% dos acidentes. A grande maioria dos acidentes é provocada por algo que veio de frente para o ciclista. Artigos publicados em revistas especializadas dos EUA e Europa questionam seriamente a utilidade do espelho retrovisor ou se posicionam contra o seu uso. Todos estes artigos baseiam-se em estudos e pesquisas. O único espelho que funciona de fato, não vibra e dá uma visão relativamente clara é um pequeno modelo que é fixado nos óculos ou no capacete. Mesmo assim, o que importa é o ciclista manter seus olhos no que vem pela frente, respeitar as regras de trânsito e sinalizar com antecedência suas intenções.
- Opções para cumprir a Lei: refletores: uso de adesivos refletivos próprios para placas de sinalização de estrada no quadro e garfo. Adesivos refletivos feitos a base de pó de diamante são os melhores boa alternativa é encapar os pé de vela com adesivo refletivo fixe os adesivos refletivos a uma altura máxima de 80 cm do solo
espelhos retrovisores: grudar um pequeno pedaço de espelho no guidão (sem áreas cortantes). Vai funcionar tão mal como um espelhinho fabricado, mas o guarda não vai poder proibir.segurança que não está na Lei - Acessórios e equipamentos opcionais normalmente são uma personalização da bicicleta. Sempre leve em consideração a relação custo / benefício, não só no que se refere ao preço, mas principalmente no que diz respeito à função. Evite vaidades excessivas para funcionar bem.
- Para o ciclista; por ordem de prioridade:
- 1. óculos de proteção: importantes nas condições de meio ambiente que temos hoje. O olho é um órgão delicado e a visão não tem preço. Não compre óculos de má qualidade ou falsificado; não seja louco!
- 2. capacete deve ter múltiplos ajustes, proteção de nuca acolchoada e ser bem ventilado. Viseira é interessante.
- 3. luvas feitas de tecido que respira, almofadada e em couro na palma da mão.
- 4. tênis ou calçados de sola que não escorregue no pedal. Mantenha os cadarços presos, evite que eles enrosquem no pé de vela e coroa. Evite solados de cravos altos que tiram a posição correta de apoio do pé no pedal.outros opcionais recomendados
- Mais uma vez insistimos: evite comprar produtos de má qualidade. O barato sai caro. Suporte de caramanhola / garrafa de água: podem ser chamados de vitais. Estes equipamentos devem ser resistentes e de fácil encaixe. A caramanhola deve ter, preferivelmente, bico de diâmetro largo, facilidade de abrir e fechar e não deve emprestar cheiro ou gosto à água. O ciclista não sobrevive sem muita água.
- Bolsa de selim: deve ter espaço para carregar pelo menos, uma câmara sobressalente e três espátulas. Em algumas é possível levar uma mini bomba. É importante para não deixar o ciclista no meio do caminho.
- Bomba: dê preferência pelas que possuem trava de válvula de câmara e podem ser usadas tanto em bico grosso ou fino, sejam suficientes para colocar pelo menos, até 80 libras no pneu. As "double shot" são pequenas e muito eficientes.
- Ferramentas: é fundamental que elas tenham qualidade. Há inúmeras opções, algumas apaixonantes. Se sua condição permitir, compre uma multiuso, própria para suas necessidades, pequena e leve, de marca conhecida. Entre duas ferramentas aparentemente iguais, a mais leve geralmente é a mais resistente.
- Ciclo-computador: pode ser um grande auxílio na manutenção de um corpo sadio. Dê preferência pelo que possui "auto-stop".
- Não recomendado e proibido por Lei: walk-man. É extremamente importante para a segurança do ciclista ouvir o trânsito.
- kit básico de sobrevivência:
- kit de reparo e remendo para furos
- 3 espátulas
- tesourinha ou canivete suíço
- canivete allen
- chave inglêsa abertura 15 mm
- bomba de pneu de qualidade
- Há uma forma de selim para cada corpo. Não é o formato do selim que dá mais conforto, mas como ele acomoda os ísquios e a musculatura das nádegas.
- Para cada uso há um tipo de selim, portanto: Homens e mulheres têm ossatura de bacia e nádegas diferentes, portanto precisam selins específicos. Isto não descarta que um selim masculino não funcione bem para uma mulher ou vice versa.
- Experimente vários selins diferentes antes de optar pelo seu.
- Não há uma fórmula para chegar ao formato correto do selim a não ser por tentativa. Não descarte experimentar qualquer selim, mesmo aquele que é fino e parece desconfortável.
- As aparências enganam. Selins mais largos são mais apropriados para pequenos percursos e pouco tempo de pedal, mas são desconfortáveis para um pedalar mais agressivo e muito tempo sobre a bicicleta.
- Formato do selim: O tipo de uso e o tempo que o ciclista fica sentado no selim determinam o formato deste.
- É importante que o desenho da parte de cima do selim dê apoio mais para os ísquios, o que evita problemas de pressão e conseqüente dormência na genitália.
- É conveniente haver um sistema de amortecimento de impactos como espuma, gel, elastômeros, molas ou outros. Profissionais usam selim duro essencialmente porque estes são mais leves.
- Tipo de selim e uso:
- selim largo: uso urbano - distâncias curtas; pouco tempo sentado; ruas pavimentadas
- selim muito largo: mulheres, gordos, bacia larga; distâncias curtas; pouco tempo sentado
- selim médio: médias distâncias, mulheres, bacia larga selim fino: condução esportiva
- Amortecimento do selim:
- espuma: amortecimento básico, apropriado para esporte porque mantém boa sensibilidade das reações da bicicleta e é leve
- gel: bom para iniciantes; podem ser muito moles e gelatinosos o que rouba a sensibilidade das reações da bicicletamolas: podem emprestar muito conforto, mas o ciclista fica meio solto no ar, sambando sobre o selim; é pesado elastômeros: suavizam impactos sem roubar muito da sensibilidade; é bem mais leve que molaestrutura deformante: oferece pequena diferença, mas ajuda bem; é leve
- outros: há vários outros sistemas de absorção de choques, mas os bons costumam ser muito caros. Mas, não se engane: não existe milagre!
Cara, dá uma enxugada nesse texto, está muito grande.... vê se não assusta os iniciantes (como eu mesmo, he he he...); algumas coisas estão redundantes. Quanto ao retrovisor, não vou colocar nem a pau.
ResponderExcluirOlá Andrei e demais.
ResponderExcluirDei uma pequena retificada no texto. A idéia não é fazer a coisa complicada. Pelo contrário, como o grupo é heterogêneo, alguns tem mais dúvidas do que outros. Tem várias dicas, a meu juízo, bem interessantes, principalmente para quem está começando a fazer trajetos mais longos. Para os pedalantes mais tarimbados não tem nenhuma novidade e vão naturalmente deixar de ler. Assim, creio ser uma fonte que cobre satisfatoriamente o assunto, cada um aproveita o que achar conveniente.
Caros:
ResponderExcluirO mais legal de um blog é que ele vira um acervo permanente de informações. Certamente em algum momento essa lista de ítens que o Helcio redigiu vai ser útil pra alguém com alguma dúvida específica. Com as novas postagens aparecendo essa vai ficando mais para o final do blog mas continuará linkada à aba "Equipamentos" no cabeçalho do blog. Sempre que alguém precisar dela é só acessar. Abraço a todos.