Caros jaguaras pedalantes:
Considero algumas dicas importantes para o dia da pedalada mais longa:
- Revise a bicicleta na semana que antecede o passeio. Isso é muito importante pra evitar contratempos muitas vezes simples de resolver.
- Não esqueça de pedir na revisão que usem um óleo que não saia na água. Parece óbvio mas pedalar na chuva com os componentes da transmissão lubrificados com óleo comum pode deixar você na estrada ou pedalado com a bicicleta rangendo como um velho carro de boi.
- Leve sinalizadores luminosos na dianteira e na traseira da bicicleta. Em que pese que vamos pedalar durante o dia, se chover os luminosos fazem muita diferença.
- Leve pelo menos uma câmara de ar da bitola correta para o seu pneu em uso. As longas pedaladas costumam apresentar furo de pneu e a câmara extra pode salvar seu dia.
- Leve um jogo de ferramentas com 2 espátulas para trocar pneu. Não adianta levar a câmara extra se você não tem como trocá-la. Leve também uma chave de corrente. Existem jogos compactos de ferramentas específicas para bicicleta que já trazem todos esses instrumentos.
- Leve muito líquido, de preferência isotônico do tipo Gatorade ou similar, pois a perda de potássio ocasiona cãibras. Se acontecer vai abortar o seu passeio. Uma outra fonte muito importante de potássio é a banana passa. Fácil de obter e leve para levar. Além de grande valor nutritivo e calórico.
- Um ciclista cansado pode ser um problema. Um ciclista cansado e MAL ALIMENTADO com certeza será um problema. Leve alimentos ricos em calorias para serem ingeridos a cada 40 minutos. As barrinhas de cereal e os flaconetes de gel energético são boas alternativas. Durante o Audax levei leite condensado em uma das minhas garrafas na bicicleta. Foi de grande valia para os 200 Km do percurso.
- Procure não parar demais. Pedale no seu ritmo de maior eficiência e faça paradas estratégicas e rápidas o suficiente para se elimentar, tomar líquidos e esticar as pernas. Não deixe a musculatura esfriar, volte o mais rápido possível pra bicicleta. Procure aprender a tomar água e comer coisas rápidas pedalando.
- Estique as pernas e faça movimentos de alongamento sobre a bicicleta a intervalos regulares enquanto pedala. Ficar em pé sobre os pedais e retificar a coluna ajuda muito a cada 20 a 30 minutos.
- Leve o seu celular.
- Durma cedo na véspera e alimente-se MUITO BEM. Não tome NENHUM tipo de bebida alcoólica no dia que antecede a pedalada. Com certeza isso vai derrubá-lo.
- Na medida do possível treine com pedaladas de 30 a 50 Km 2 a 3 vezes por semana até o dia do passeio. Vai deixar você mais em forma pra curtir mais do que sofrer.
- Os 120 Km propostos são PERFEITAMENTE factíveis, mas não subestime seus limites. Pense em todos esses detalhes e monte uma estratégia adequada de reposição calórica. Fará MUITA diferença.
Boa sorte, nos vemos no dia 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário